Endereço: Av. José de Souza Campos (Norte-Sul) 1073, Sala 001 – Ed. Helbor Offices | 13025-320 | Cambuí | Campinas/SP

Distúrbios do Sono em Crianças, você já observou o seu baixinho?

Ter e educar um filho são tarefas que exigem responsabilidade e cuidado. Os pais zelam pela saúde e pelo bem-estar e pela qualidade de vida de seus filhos para que eles cresçam e se desenvolvam de maneira natural e sem complicações. No entanto, isso nem sempre acontece. Vários fatores podem afetar o crescimento e o desenvolvimento das crianças. E os pais podem ter alguns percalços no caminho.

Alguns destes percalços envolvem os distúrbios do sono em crianças. Estes distúrbios podem afetar o crescimento físico, emocional e psicológico das crianças e nem sempre os pais conseguem identificar estes problemas, pois eles podem não ser facilmente percebíveis. É comum as crianças não demonstrarem os sintomas e é exatamente por isso que os pais devem permanecer sempre atentos.

Principais causas e tipos de distúrbios do sono em crianças

Dentre os principais distúrbios do sono em crianças existem alguns que mais chamam a atenção. Os distúrbios parassônicos são, geralmente, relacionados ao crescimento e ao desenvolvimento da criança. Com o passar dos anos a criança tende a melhorar e não desenvolver mais estes problemas. O despertar confuso, o sonambulismo, o terror noturno e os pesadelos, por exemplo, acontecem, pois a criança ainda está desenvolvendo seu sistema nervoso central e é comum ter estes problemas durante os primeiros anos de vida.

Já dos distúrbios relacionados ao sistema respiratório requerem maior atenção médica, uma vez que podem ser relacionadas a problemas na formação dos tecidos da amídala da garganta. Os principais são o ronco e a apneia, que podem fazer com que o sono dos pequenos seja bem problemático.

Outros distúrbios como os movimentos periódicos dos membros podem acontecer por deficiência de alguns sair minerais e alguns nutrientes no organismo, como o ferro. Esses movimentos fazem com que a criança se debata durante a noite e não tenha um bom sono.

Consequências dos distúrbios do sono em crianças

As consequências de noites mal dormidas pelas crianças na infância podem acompanha-la pelo resto da vida. Além de afetar sua qualidade de vida, tornando-as hiperativas e causando uma irritabilidade acima do normal, outros problemas mais graves podem acontecer, como o desenvolvimento de um TDHA. O TDHA é um transtorno de déficit de atenção que pode afetar o desenvolvimento psicossocial da criança. Ela pode ter dificuldade de concentração, problemas de memória e até dificuldades de fazer amizades e se relacionar com outras crianças.

A irritabilidade e a hiperatividade nem sempre estão associadas, mas podem completar um perigoso quadro clínico. Ou seja, algumas noites mal dormidas na infância podem se tornar um grande problema para os pais e a criança.

Identificar os distúrbios do sono pode contribuir para um tratamento eficaz logo no início do problema, seja ele qual for. É importante conhecer bem a causa e os sintomas para encontrar o tratamento correto. Esteja atento ao comportamento diurno do seu filho: se ele apresenta sonolência, irritabilidade constante, agressividade excessiva, e, principalmente olheiras, procure observá-lo durante sua noite de sono: quanto mais cedo identificar um problema, mais rápido você pode resolvê-lo.

Categorias

Facebook

Doctorália

Karina Marani - Doctoralia.com.br
Top
×
Olá! Podemos te ajudar?