Endereço: Av. José de Souza Campos (Norte-Sul) 1073, Sala 001 – Ed. Helbor Offices | 13025-320 | Cambuí | Campinas/SP
DTM ATM e dor orofacial

DTM e dor orofacial

Descobrir e cuidar a causa da doença é o tratamento mais seguro e eficaz!

A ATM (Articulação Temporomandibular) está localizada entre a mandíbula e o crânio, na região anterior à orelha, do lado direito e esquerdo. Essas articulações possibilitam os movimentos da boca como o abrir e o fechar, além de algumas funções como mastigar, falar e engolir.

Já a DTM (Disfunção Temporomandibular) está ligada às anormalidades que atingem as ATM e/ou os músculos da mastigação.

Quais os sintomas?

Os mais comuns são: dificuldade, dor ou limitação para abrir ou movimentar a boca, ruídos nas ATM, travamento da mandíbula, dores na face, ouvido e região cervical, cansaço nos músculos da face e certos tipos de dor de cabeça, entre outros.

Dor Orofacial

Por definição é toda a dor associada aos tecidos moles e mineralizados (pele, vasos sanguíneos, ossos, dentes, glândulas ou músculos) da cavidade oral e da face. As condições clínicas mais frequentemente associadas à dor orofacial são as dores de dentes e de tecidos periodontais, disfunção temporomandibular (muscular ou articular), neuralgias, tumores, trauma tecidual e doenças autoimunes, entre outros. Usualmente essa dor pode ser referida da região da cabeça e/ou pescoço ou mesmo estar associada à cervicalgias, cefaleias primárias e doenças reumáticas como fibromialgia e artrite reumatoide.

 

Top
×
Olá! Podemos te ajudar?