Endereço: Av. José de Souza Campos (Norte-Sul) 1073, Sala 001 – Ed. Helbor Offices | 13025-320 | Cambuí | Campinas/SP
karina-marani-odontologia-campinas-responde

Karina Responde

Envie sua pergunta, tire suas dúvidas. Aqui, Karina Marani responde!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Faça sua Pergunta que a Karina Responde!

A erosão do esmalte ocorre quando ácidos – incluindo aqueles em uma dieta saudável – atacam a camada externa (o esmalte) dos dentes, tornando-a mais macia e fraca. Alguns indícios da erosão do esmalte são:
1. RACHADURAS
Se a erosão dentária continua até um estágio avançado, podem ocorrer rachaduras nas bordas dos dentes, dando a eles uma sensação áspera.
2. DENTES AMARELADOS
Os dentes podem ficar mais amarelos como consequência do desgaste do esmalte porque a dentina, parte interna do dente, se torna mais visível.
3. TRANSPARÊNCIA
Não é incomum que, nos primeiros estágios da erosão, os dentes fiquem com um aspecto áspero ou que as pontas dos dentes da frente pareçam transparentes.
4. RANHURAS
Nos estágios mais avançados, fendas microscópicas se formam na superfície do dente.
5. SENSIBILIDADE
Como consequência da perda do esmalte, a dentina pode ficar exposta, o que pode resultar em pontadas agudas, desconforto ou dor ao comer doces ou bebidas e alimentos quentes ou frios.

A causa do mau-hálito pode ter uma grande variedade de fatores. Em alguns casos está ligado ao acúmulo de placa bacteriana sobre a língua, que deve ser removido com escovação. Porém na maioria dos casos pode ser um indicativo de doenças na boca, como periodontite, cáries e até câncer bucal. Existem doenças do trato digestivo que também podem causar mau-hálito. Consulte o dentista para o correto diagnóstico e tratamento.

Sempre após as refeições e principalmente à noite, antes de deitar. A melhor escova é a de cerdas com dureza macia ou extramacia. Utilize nas escovações uma boa pasta dentifrícia, que contenha flúor. Não existem muitas diferenças significativas entre as diferentes marcas de pasta dental, portanto escolha a que melhor agrade ao seu paladar.

Sim. Todos os dentes de nossa boca possuem 5 lados expostos e todos eles tem de ser limpos para evitar o acúmulo de placa bacteriana e consequentemente, as doenças que podem surgir. Uma boa escovação vai ser eficaz em limpar apenas 3 superfícies dentárias, porém as cerdas não conseguem entrar no espaço entre os dentes. É nessas superfícies que o fio dental deve ser inserido com cuidado e com movimentos amplos – como o de lustrar sapatos – desde a gengiva até a parte superior do dente.

Sim, desde que haja saúde das estruturas ao redor do dente, a correção da posição dos dentes pode ser feita em qualquer idade. Não há idade limite para se iniciar o tratamento. Atualmente, uma grande parcela dos pacientes são pacientes adultos. Por isso, existem aparelhos discretos que foram especialmente desenvolvidos para o tratamento de adultos.

Depende muito de cada caso. Fatores como severidade do problema, tipo de crescimento da face, idade e nível de cooperação do paciente, interferem no tempo de tratamento. A maioria dos tratamentos com aparelho fixo em adolescentes dura aproximadamente 24-36 meses. Tratamentos com aparelho fixo em casos que requerem extrações de dentes duram aproximadamente 36 meses.

Top
×
Olá! Podemos te ajudar?