ENDODONTIA

10.png

A endodontia é a especialidade da odontologia que faz o diagnóstico, a terapêutica e a profilaxia das doenças que atingem a parte interna do dente (polpa), da raiz e dos tecidos em volta dele (tecido periapical).

Por exemplo, quando a criança ou adulto sofre uma pancada, o endodontista deve avaliar e acompanhar a pessoa através de exames de radiografia, exame clínico e anamnese.

Outra situação ocorre quando a restauração do dente caí e a pessoa com medo do dentista vai deixando a consulta para depois, até que o dente começa o processo agudo de dor.

As causas mais comuns dos problemas que afetam a estrutura interna dos dentes são as cáries profundas ou as fraturas. Nesses casos, as bactérias encontram um caminho livre para contaminarem a polpa e a raiz, causando uma infecção que, caso não seja tratada, pode piorar.

O tratamento endodôntico é indicado para pacientes nos quais a cárie chega até a polpa do dente, que acaba comprometendo a raiz. Sendo assim, a necessidade de tratar o canal deve ser avaliada nos seguintes casos: cáries profundas;, dentes quebrados ou trincados; sensibilidade intensa, especialmente a alimentos frios e quentes; traumas com indicação de tratamento protético.